quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Saída de sela: uma técnica para poucos

No fim da década dos anos 80 a vaquejada passava por um processo revolucionário entre seus praticantes. Os vaqueiros estavam acostumados a correrem com cavalos razoáveis onde não se existia tanta preocupação em vencer, pois o que de fato queriam era apenas participar da festa de gado. Poucos eram aqueles vaqueiros que tinham cavalos bons e de boa linhagem. Com a chegada da tecnologia e do aperfeiçoamento dos cruzamentos das raças de cavalos, particularmente a Quarto de Milha, a vaquejada deu um salto de qualidade e o que parecia impossível acontecer nesse esporte hoje acontece por conta de um bom animal a partir daí os vaqueiros passam a usufruírem desse feito. 


Estou falando é da tão e esquisita técnica que hoje é um marco na carreira de um grande atleta de vaquejada. Celso Vitório é o responsável por criar a técnica de saída de sela, onde o próprio tira seu corpo de cima do cavalo colocando os pés literalmente sobre o chão. Esse tipo de técnica foi desenvolvido naturalmente com a necessidade de derrubar bois cada vez mais fortes. Mas segundo Celso se não tiver um bom cavalo esse tipo de técnica não seria possível. Nas vaquejadas que participa, muitos vão para ver sua apresentação, pois vários vaqueiros mirins têm Celso como um ídolo, uma inspiração para que um dia eles possam praticar o esporte como o próprio!


(Observem a destreza e técnica do vaqueiro)

(O vaqueiro chega a colocar os pés no chão)


Portanto, para derrubar boi dessa forma é muito difícil e poucos conseguem, mas não custa nada tentar! Porém muita atenção, esta técnica é bastante arriscada e só deve ser utilizada após intenso treinamento!


(Alguns vaqueiros já tentam aprimorar a manobra da saída de sela)

(Celso Vitório, o pioneiro da técnica saída de sela)

1 comentários:

vynicius vaqueiro disse...

oi meu nome é vynicius tenho 12 anos e quando estou correndo vaquiejada no mirim pelo BRASIL a fora eu mim espiro no CELSO JÁ CONSEGUI DERRUBAR UM GARROTE NELORE ASSIM COM A SAIDA DE SELA .POREM É MAIS COMUM EU BATER ESTIRA NO P ROFISSIONAL E PUXAR NO AMADOR E NO MIRIM

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Powered by Blogger